
MARIA DO IGARAPÉ — A MULHER QUE PERTURBAVA A SENTINELA
Belém guarda nomes nas placas das ruas, nos monumentos e nas fachadas antigas.
Outros sobrevivem apenas na conversa.
Passam de uma geração para outra, atravessam os anos e chegam até nós acompanhados de uma pergunta: que fim levou aquela pessoa?
Maria Igarapé é um desses nomes.
Na memória popular, ela aparece diante do Quartel da Polícia Militar da Gaspar Viana, criando situações insólitas para quem estava de serviço na guarita.
Conhecida por perturbar a paciência dos sentinelas, especialmente dos praças mais novos, Maria já chegava cercada pela fama que a acompanhava.
Os militares mais antigos conheciam sua presença e também sua vulnerabilidade social; os novatos, diante daquela situação ímpar, muitas vezes não sabiam como reagir.
O apelido vinha antes da mulher.
Bastava pronunciá-lo para que surgisse uma personagem, quase sempre cercada de risos, receios e histórias repetidas.
Mas, atrás desse nome, havia uma vida sobre a qual sabemos muito pouco.
A pesquisa encontrou lembranças mais antigas do que aquelas situadas nas décadas de oitenta e noventa.
Na dissertação Tradição e contemporaneidade na cena amazônica: o espetáculo Ver de Ver-o-Peso do Grupo Experiência, defendida em 2004, Suzane Cláudia Gomes Pereira associa Maria Igarapé à memória de Belém dos anos sessenta.
A autora examina sua representação teatral e o sofrimento de uma mulher exposta ao escárnio.
Esse registro exige cuidado.
A memória atravessa décadas, mistura episódios e, às vezes, reúne pessoas diferentes sob o mesmo apelido.
Não seria honesto transformar todas as lembranças em uma biografia contínua, com começo, meio e fim, apenas porque desejamos conhecer sua história.
Há também o testemunho memorialista de João Carlos Pereira.
Em uma crônica publicada em 2020, ele recorda Maria nas proximidades da antiga Doca e da rua João Diogo.
Relaciona o apelido ao igarapé e descreve uma mulher marcada pela precariedade.
Ao reconhecer os limites da própria lembrança, deixa uma lição para quem pretende escrever sobre ela: não se deve preencher com imaginação aquilo que os fatos não alcançam.
É justamente nesse ponto de incerteza que Maria nos alcança.
Qual era seu nome completo? Onde nasceu? Quem poderia contar sua história antes de ela se tornar conhecida nas ruas e diante do quartel?
As fontes consultadas não permitem responder. Também não autorizam um diagnóstico sobre sua saúde ou uma explicação segura para as circunstâncias de sua vida.
A cidade conservou o apelido com mais facilidade do que os dados da pessoa.
No teatro, porém, sua lembrança ganhou corpo e voz.
Maria Igarapé tornou-se personagem de Ver de Ver-o-Peso, do Grupo Experiência, interpretada por Natal Silva.
A cena preservou sua presença no imaginário paraense.
Ainda assim, o palco oferece uma elaboração artística: seus versos e gestos não podem ser tomados como certidão da vida real.
Talvez esteja aí uma das tarefas da crônica: aproximar o leitor de uma pessoa sem fingir conhecê-la por inteiro.
As provocações que aparecem nas lembranças populares podem parecer, à distância, simples travessuras de infância.
Hoje, merecem outro olhar.
Quando muitos se divertem à custa de alguém sozinho, a brincadeira pesa de maneira desigual. Para quem provoca, o episódio termina na esquina ou diante da guarita.
Para quem recebe a provocação, pode prolongar um dia já difícil.
Maria tinha direito ao sossego.
Tinha direito a atravessar uma rua sem que sua presença fosse um convite ao deboche.
Antes de qualquer personagem folclórica, havia uma mulher.
E que fim levou Maria do Igarapé?
Nos registros localizados, seu destino permanece sem confirmação.
Não há fundamento suficiente para afirmar quando morreu, onde foi sepultada ou se encontrou acolhimento.
O desaparecimento de alguém das lembranças cotidianas não esclarece o que aconteceu com essa pessoa.
A pergunta continua aberta.
Podemos, entretanto, mudar a maneira de pronunciá-la.
Em vez de repetir apenas o apelido que fazia os meninos correrem e os praças mais novos temerem a sentinela, podemos lembrar a mulher cuja história ainda pede documentos e testemunhos, sem transformar o silêncio em licença para inventar.
Belém guardou Maria na memória.
Agora, ao recordá-la, cabe reconhecer o que tantas narrativas antigas deixaram em segundo plano: sua dignidade.
As bases da crônica são o estudo de Suzane Cláudia Gomes Pereira, de 2004, o relato memorialista de João Carlos Pereira e os registros da personagem no teatro paraense.
Eles documentam sua memória e representação, mas não esclarecem seu destino final.
