× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livro de Visitas Contato Links
CRÔNICAS LÍRICO-REFLEXIVAS
Lembranças e Esperanças
Textos

1836244.jpg

🔗 TEXTO PDF

MARIA DO IGARAPÉ — A MULHER QUE PERTURBAVA A SENTINELA

Belém guarda nomes nas placas das ruas, nos monumentos e nas fachadas antigas.

Outros sobrevivem apenas na conversa.

Passam de uma geração para outra, atravessam os anos e chegam até nós acompanhados de uma pergunta: que fim levou aquela pessoa?

Maria Igarapé é um desses nomes.

Na memória popular, ela aparece diante do Quartel da Polícia Militar da Gaspar Viana, criando situações insólitas para quem estava de serviço na guarita.

Conhecida por perturbar a paciência dos sentinelas, especialmente dos praças mais novos, Maria já chegava cercada pela fama que a acompanhava.

Os militares mais antigos conheciam sua presença e também sua vulnerabilidade social; os novatos, diante daquela situação ímpar, muitas vezes não sabiam como reagir.

O apelido vinha antes da mulher.

Bastava pronunciá-lo para que surgisse uma personagem, quase sempre cercada de risos, receios e histórias repetidas.

Mas, atrás desse nome, havia uma vida sobre a qual sabemos muito pouco.

A pesquisa encontrou lembranças mais antigas do que aquelas situadas nas décadas de oitenta e noventa.

Na dissertação Tradição e contemporaneidade na cena amazônica: o espetáculo Ver de Ver-o-Peso do Grupo Experiência, defendida em 2004, Suzane Cláudia Gomes Pereira associa Maria Igarapé à memória de Belém dos anos sessenta.

A autora examina sua representação teatral e o sofrimento de uma mulher exposta ao escárnio.

Esse registro exige cuidado.

A memória atravessa décadas, mistura episódios e, às vezes, reúne pessoas diferentes sob o mesmo apelido.

Não seria honesto transformar todas as lembranças em uma biografia contínua, com começo, meio e fim, apenas porque desejamos conhecer sua história.

Há também o testemunho memorialista de João Carlos Pereira.

Em uma crônica publicada em 2020, ele recorda Maria nas proximidades da antiga Doca e da rua João Diogo.

Relaciona o apelido ao igarapé e descreve uma mulher marcada pela precariedade.

Ao reconhecer os limites da própria lembrança, deixa uma lição para quem pretende escrever sobre ela: não se deve preencher com imaginação aquilo que os fatos não alcançam.

É justamente nesse ponto de incerteza que Maria nos alcança.

Qual era seu nome completo? Onde nasceu? Quem poderia contar sua história antes de ela se tornar conhecida nas ruas e diante do quartel?

As fontes consultadas não permitem responder. Também não autorizam um diagnóstico sobre sua saúde ou uma explicação segura para as circunstâncias de sua vida.

A cidade conservou o apelido com mais facilidade do que os dados da pessoa.

No teatro, porém, sua lembrança ganhou corpo e voz.

Maria Igarapé tornou-se personagem de Ver de Ver-o-Peso, do Grupo Experiência, interpretada por Natal Silva.

A cena preservou sua presença no imaginário paraense.

Ainda assim, o palco oferece uma elaboração artística: seus versos e gestos não podem ser tomados como certidão da vida real.

Talvez esteja aí uma das tarefas da crônica: aproximar o leitor de uma pessoa sem fingir conhecê-la por inteiro.

As provocações que aparecem nas lembranças populares podem parecer, à distância, simples travessuras de infância.

Hoje, merecem outro olhar.

Quando muitos se divertem à custa de alguém sozinho, a brincadeira pesa de maneira desigual. Para quem provoca, o episódio termina na esquina ou diante da guarita.

Para quem recebe a provocação, pode prolongar um dia já difícil.

Maria tinha direito ao sossego.

Tinha direito a atravessar uma rua sem que sua presença fosse um convite ao deboche.

Antes de qualquer personagem folclórica, havia uma mulher.

E que fim levou Maria do Igarapé?

Nos registros localizados, seu destino permanece sem confirmação.

Não há fundamento suficiente para afirmar quando morreu, onde foi sepultada ou se encontrou acolhimento.

O desaparecimento de alguém das lembranças cotidianas não esclarece o que aconteceu com essa pessoa.

A pergunta continua aberta.

Podemos, entretanto, mudar a maneira de pronunciá-la.

Em vez de repetir apenas o apelido que fazia os meninos correrem e os praças mais novos temerem a sentinela, podemos lembrar a mulher cuja história ainda pede documentos e testemunhos, sem transformar o silêncio em licença para inventar.

Belém guardou Maria na memória.

Agora, ao recordá-la, cabe reconhecer o que tantas narrativas antigas deixaram em segundo plano: sua dignidade.

As bases da crônica são o estudo de Suzane Cláudia Gomes Pereira, de 2004, o relato memorialista de João Carlos Pereira e os registros da personagem no teatro paraense.

Eles documentam sua memória e representação, mas não esclarecem seu destino final.

1836246.jpg

Américo Sena
Enviado por Américo Sena em 08/10/2026
Alterado em 08/10/2026
Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários